Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Isenção do pagamento de multa de trânsito

Conversão da infração leve ou média em advertência escrita.

Publicado por Amanda Paes Back
há 8 anos

Desde o dia 08/07/2016 é obrigatório trafegar nas estradas com os faróis baixos acesos, mesmo durante o dia. O descumprimento é considerado infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa. Por isso, vale relembrar esta dica que já compartilhamos com vocês em outras ocasiões:

Você sabia que é possível converter a multa aplicada pelo cometimento de infrações leves ou médias em advertência escrita, caso o condutor não tenha sido multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses?

Nesse caso, o condutor deve dirigir-se até o DETRAN e pedir o formulário para converter a referida infração em advertência, com base no artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro.

Deve-se levar cópia da CNH e da notificação da multa.

Em 30 dias, o condutor receberá a advertência por escrito, pelo correio. O condutor perde os pontos, entretanto não paga nada!

Código de Trânsito Brasileiro, art. 267: Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

Divulguem!

Fique por dentro das notícias mais importantes no mundo jurídico que influenciam nosso dia a dia, curtindo nossa página no Facebook.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações5
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3422
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/isencao-do-pagamento-de-multa-de-transito/365418129

Informações relacionadas

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Pedido de conversão de multa em advertência

Eduardo Gomes, Advogado
Artigoshá 3 anos

Cuidado: pagar a multa de trânsito com 40% de desconto pode destruir sua vida

Tiago Cippollini, Advogado
Artigoshá 6 anos

Indicação de condutor e a transferência dos pontos mesmo após encerrado o processo administrativo da multa de trânsito (Atualizado em 2022)

Artigosano passado

3 Argumentos para Usar em Qualquer Defesa ou Recurso de Multa de Trânsito!

PROBUS ., Advogado
Artigoshá 8 anos

Como converter multa de trânsito em advertência?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)